A entrada da noiva

O desejo de registar o que se passa à nossa volta foi, desde o princípio, o grande sucesso da fotografia. O famoso momento “Kodak” desde a primeira máquina vendida ao grande público sempre transportou, ao portador da máquina fotográfica, uma espécie de magia que nos empurra para o registo das coisas e momentos no qual estamos envolvidos.

Enquanto Fotógrafo de casamento convivo durante todo o dia com um sem número de “colegas” que, também eles, vão captando os momentos que acham importantes. Parece que a máquina fotográfica tem a força de colar, com uma ligação reforçada, os laços entre quem vive dia tão emocionalmente intenso como o dia de um casamento.

Não é a primeira vez que a vontade de estar na primeira linha de um momento importante, a chegada do noiva ou a saída da Igreja, atira para a minha frente convidado intensamente empenhado na sua função de registador. O problema é que este ímpeto me impede de fazer o meu trabalho. A princípio ficava bastante zangado. Com o tempo fui aprendendo a prever e evitar estes amantes da magia da arte de captar com a luz e muitas vezes são eles o objecto da minha objectiva.

Não esquecendo que sou o Fotógrafo de casamento de serviço, a minha função é registar o dia e dado que é impossível fugir deste “colegas” que, por vezes, se comportam como aqueles fotojornalistas que vemos com os políticos a competirem para o melhor boneco, o melhor é, às vezes, fazer deles o assunto da fotografia. Por vezes com grande sucesso visual.

Igreja Matriz de Fátima, chegada da noiva. Tenho que decidir como vou fotografar a entrada sua entrada. Olho à minha volta e verifico que se quero uma fotografia com algum interesse fotográfico tenho que recuar e mostrar que a noiva é o centro das atenções de toda a gente que se encontra na entrada da Basílica. Esta é a fotografia da chegada da noiva. Penso ter sido um bom momento de Fotojornalismo de casamento.

Texto e Fotos: Fernando Colaço

0664

Share This:

Leave a Comment

  • (will not be published)

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.