A importância de um conceito

Há muito tempo que queria dar ao meu trabalho fotográfico, enquanto Fotógrafo de Casamentos, uma espécie de título, ou se quisermos, uma frase forte como aquelas que vemos no fim dos anúncios de publicidade  aos produtos que se anunciam. No entanto nada me surgia que soasse a verdade. Vinham-me à ideia aquelas frases comparativas mas que podiam dar um errado sentido de vaidade ou não passarem de frases feitas que nada acrescentavam à mostra das minhas Fotografias de Casamento.

Por outro lado precisava de um conceito que englobasse o meu método de Fotojornalismo de Casamento que acredita num princípio de verdade no seguimento dos momentos, espaços e grupos pelo que passa um dia de casamento. Sempre que me punha a pensar nisso acabava por desistir e não voltava a pensar no assunto. De repente, numa reunião com um casal, uma das razões que os tinha feito vir ter comigo e que cimentou a minha contratação foi a noção de intemporalidade que encontravam nas Fotos de Casamento que faço. O que é engraçado é que esta palavra tem sido usada por muitos dos casais para quem tenho tido o grande privilégio de tornar intemporal a memória do dia do seu casamento. Na generalidade a minha técnica e gosto fotográfico parece imprimir esta ideia.

Quando a reunião acabou de imediato comecei a trabalhar no conceito e na forma como o mostro. Como tinha recomeçado novamente a mostrar Fotos de Casamentos na minha página do Facebook resolvi criar uma moldura com informação e frase que a sustente para que quem veja uma foto partilhada possa ter a informação sobre mim o suficiente para me contactar se o desejar. Então surgiu este “cartão” de apresentação que a partir daqui fará parte da mostra das minhas Fotografias de Casamento.

Timeless Wedding Photography ou Fotografia de Casamento Intemporal. Em Inglês pela simples razão de ser facilmente percebida para possíveis clientes fora do País. Por outro lado o Inglês tem aquela coisa que funciona bem para resumir um conceito ou uma ideia. Em Inglês ficou e que me perdoem os puristas da língua Portuguesa que entendo. Assim a partir de agora no Facebook será esta a roupagem das minhas Fotografias de Casamentos e aqui no Blog completará o título do mesmo enquanto as fotos continuarão a preencher todo o espaço útil do mesmo.

Texto e Fotos: Fernando Colaço

Fernando Colaço-Fotografo de casamento-0002 CARTÃObase Fernando Colaço weeding photography_0032 Fernando Colaço weeding photography_0025 Fernando Colaço weeding photography_0001 Fernando Colaço weeding photography_0008 Fernando Colaço weeding photography_0011 Fernando Colaço weeding photography_0006 Fernando Colaço weeding photography_0024 Fernando Colaço weeding photography_0012 Fernando Colaço weeding photography_0027 Fernando Colaço weeding photography_0031 TM_0001 TM_0002 TM_0003 TM_0004 TM_0005 TM_0006 TM_0007 TM_0008 TM_0009 TM_0010 TM_0011 TM_0012 TM_0013 TM_0014 TM_0015 TM_0016 TM_0017 TM_0018 TM_0019

Share This:

Leave a Comment

  • (will not be published)

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.