Fotógrafo de casamento como artesão, parte 2

   Existem muitas maneiras de colocar em contexto a exposição, medição da luz, numa fotografia. O problema é que em cada uma das escolhas que possamos fazer isso vai alterar a leitura que iremos fazer da mesma. Podemos escolher iluminar com luz contínua ou flash. Podemos usar elementos existentes, candeeiros, espelhos ou panos difusores. Podemos usar reflectores para encher espaços mais escuros. Podemos dirigir os fotografados e mudá-los de lugar em função da nossa, fotógrafos, necessidade ou podemos levar em conta as condições técnicas do equipamento, ou melhor, da sua sua forma de gravar as fotos e junto com o programa de tratamento de imagem resolvermos o que no local pode ser bastante difícil.

   Quando comecei a fotografar casamentos, conforme o tempo foi passando, concluí que teria que escolher um método que ao mesmo tempo me fizesse entregar o melhor que conseguisse fazer aos meus clientes e resolvesse, da melhor maneira, as condições técnicas que me senti a deparar em todas as sessões. Rápidamente coloquei em primeiro lugar a obrigatoriedade de captação da verdade, sem interferir nos momentos que se deparavam constantemente à minha frente, constatando que a velocidade dos mesmos não seriam amigos de perdas de tempo para espere um bocadinho para pôr ali a minha luz ou dê-me um jeitinho que eu preciso de encostar ali o meu reflector.

   Assim nasceu o meu lado de artesão no meu processo de trabalho na fotografia de casamento. Nada de novo, já escrito aqui, comparado com os processo de laboratório de preto e branco quando fotografava em filme, com os tapa e destapa para retirar do original negativo todo o sumo que iria almar a impressão em papel. Apenas, agora, me sirvo das possibilidades do processo digital. E isso é trabalho de artesão. Já li escrito algures que é esculpir fotografia. Não poderia concordar mais. Com todo o carinho o continuo aqui.

Texto e foto: Fernando Colaço

0563

Share This:

Leave a Comment

  • (will not be published)

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.