O momento na fotografia de casamento

   O que pode ser uma fotografia? Em primeiro lugar é sempre uma representação de algo que, de facto, esteve na realidade em frente de uma câmara fotográfica e da sua lente num dado espaço e em determinado altura. E ser uma representação é uma coisa muito importante porque transforma a coisa real, que deixou de existir, em algo que já é outra coisa e que vai permanecer. É costume dizer que uma fotografia é o congelamento de um momento que pertenceu, no tempo, a uma entidade, seja humana, animal ou outra. De facto, de certa maneira, assim é. Esse momento captado já não existe e se não fosse já fotografia nada restaria a não ser na memória de quem o viveu mas que não sentiu, o momento, da mesma maneira da perspectiva do fotógrafo.

   Isto é uma das coisas que me fascinam no meu trabalho de fotógrafo encarregado de fazer lembrar esses momentos. O que é engraçado é que a forma como os mostro são sempre de uma perspectiva completamente diferente de quem os viveu, sentiu.

   Esta fotografia mostra isso. O grupo de damas de honra da noiva fazem uma “selfie” completamente embrenhadas no processo. Eu, de longe e sem interferir com o momento, capto essa acção. O que elas estavam a fazer nada tinha a ver comigo, enquanto fotógrafo, porque não o estavam a fazer para mim. Assim a sua memória, desse momento, ficou em cada uma delas tendo o telefone como elemento aglutinador do grupo.  O que lhes vou mostrar, depois, é uma representação desse momento, visto de fora, para lhes mostrar como estavam. Esse lado do meu trabalho enquanto fotógrafo num casamento com a tarefa de mostrar, mais tarde, as representações das acções de quem lá esteve, no casamento, é duplamente interessante. Primeiro, da minha parte, saber sempre a melhor maneira de captar essa representação , segundo do, ou dos, fotografado o espanto de se ver numa perspectiva diferente da que sentiu, e lembra, naquele momento. Enquanto conseguir estabelecer esta ligação continuarei a fotografar.

Texto e Foto: Fernando Colaço

De um casamento na Nazaré por Fernando Colaço

Share This:

Leave a Comment

  • (will not be published)

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.