O prazer do Retrato ou a pré fotografia de casamento

Desde o princípio da Fotografia que o Retrato foi um dos principais centros de atenção. Desde artistas plásticos que começaram a usar a fotografia como base de trabalho para o seu resultado final em tela, até aos já fotógrafos que criaram um nicho à parte na mundo da criação. O retrato ganhou estatuto próprio na grande diversidade de congelamento em imagem que a fotografia proporcionou desde a sua criação.

Partir com duas pessoas que mal conhecemos para uma sessão fotográfica é, por si só, um desafio. Como é que vou enquadra-las num pequeno rectângulo, como é que vou conseguir transformar em material plástico duas pessoas de modo a misturá-las com o meio ambiente que escolhemos para a nossa sessão e chegar a um resultado final ao qual chamamos fotografia?

Esse é um pequeno mistério que ainda hoje me persegue. É claro as máquinas fotográficas têm lentes e através delas a realidade deforma-se, ganha elasticidade, desfoca, comprime, prespectiva e, com isso, transformamos aquilo que nos é, às vezes, tão monotonamente familiar em resultados finais que só, a custo, reconhecemos a sua origem. É esta transformação que me fascina.

Quando parti com a Leila e o Bruno foi para mais uma dessas aventuras de transformar o meio, mais uma vez Sintra, como matéria moldável que se destrutura para revestir o meu assunto principal, o casal, e, com isso, recriar a Vila de Sintra e os caminhos da Serra em algo mais do universo do onírico do que na nossa realidade imediata.

Foi quando me tornei fotógrafo de casamento que melhor me foram dadas as condições para explorar este universo. Obrigado aos meus noivos.

Texto e Fotos: Fernando Colaço

Dh_046

 

Dh_047

 

Dh_048

 

Dh_049

 

Dh_050

 

Dh_051

 

Dh_052

 

Dh_053

 

Dh_054

 

Dh_055

 

Dh_056

 

Dh_057

 

Dh_058

 

Dh_059

 

Dh_060

 

Dh_061

 

Dh_062

 

Dh_063

 

Dh_064

 

Dh_065

Share This:

3 Responses to “O prazer do Retrato ou a pré fotografia de casamento”

  1. Gary Porer

    Fernando, your photos are always so natural!

  2. Shauna

    What a fun engagement session. I bet this couple was a blast to photograph 🙂

  3. Alex Harrison

    These are lovely. You’ve done a wonderful job and the couple look so happy and at ease in the photographs. The shopping photos are my faves.

Leave a Comment

  • (will not be published)

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.