Uma fotografia que eu gosto

Ser fotógrafo tem destas coisas. Muitas vezes andamos à procura de coisas que ninguém apercebeu, outras vezes temos a ambição do momento, outras ainda somos obcecados pelo movimento. Reparam que uso adjetivos fortes para definir os interesses dos fotógrafos. Eles são assim e eu não sou de outra maneira. Uma das coisas que me atira para o uso de uma máquina fotográfica é conseguir fazer tudo isso de uma assentada.

Finalidade arrojada que de vez em vez me acontece. Assim o vejo nesta fotografia. Sabendo que a lente que está na máquina tem o poder de distorcer a realidade, mas sem lhe tirar um pingo, olho e vejo a minha noiva do dia a ser penteada através de um espelho que está em cima da cama ao lado. Visto com olhos não tinha assim tanta graça. Era cru e pouco mais do que desinteressante dado a mistura do conjunto. Mas visto pelo olho mágico, de uma lente fotográfica, as coisas podem mudar de figura.

Ao focar a cara que via no espelho todo o resto se transforma como se pincel de artista se encarregasse de esbater os outros elementos e  os transformasse em partes de moldura ou de roupa encarregue de vestir sorriso satisfeito em manhã de preparação para cerimónia que se deseja. A trama dos tecidos viram manchas e caminho horizontal que com cortinas dentro do espelho criam uma noção de movimento, de velocidade, como se aquele sorriso  quisesse ir, com toda a pressa, ter com o outro que o espera noutro lugar. Lá está, movimento. Aquele sorriso, como todos os sorrisos ocupam pouco tempo no tempo e foi no tempo certo que ficou. O chamado momento. Por outro lado, ninguém viu, ou se viu não viu interesse naquele sorriso no espelho em cima da cama no quarto de noiva em manhã de preparação para o seu casamento. Cá está, as coisas que só fotografo vê.

É claro que mesmo estes reparos são coisa de gente que gosta de justificar o que faz e se acha vaidosamente diferente, pelo menos com olhos, do resto dos mortais. Vaidosices que de vez em vez dão com coisas bonitas.

Texto e foto: Fernando Colaço

0589

Share This:

Leave a Comment

  • (will not be published)

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.